BABA GHANOUJ (PASTA DE BERINGELA GRELHADA) - RECEITA EGIPCIA




Baba Ganouj



A receita de hoje é um acompanhamento ou aperitivo (mezze em árabe) do prato principal. Geralmente é comido com pedacinhos de pão pita onde mergulhamos o pão nesse creme e comemos. Também é normal fazer um mix de grelhados de frango, carne e kofta em cubos e mergulhar direto  nesse creme e comer. hummmmmm!

Para mim é o meu favorito e sempre que posso tenho à mesa. Pode ser servidos com carnes grelhadas ou apenas um tira-gosto antes da refeição. Se você não come carne use com pães e saladas.

Conhecido em todo mundo árabe, o baba ghanouj, também é chamado de "moutabbal"; principalmente no Levante, porém, no Egito é melhor pedir como baba ghanouj.

O gosto do baba ghanouj é tão apaixonante que você sempre quer  mais, tem um gostinho lá no fundo de algo defumado, já que a berinjela é grelhada.

Essa receita é a egípcia, pode haver variação de ingredientes em outros países, principalmente no Líbano onde o baba ghanouj é muito famoso, mas leva também iogurte.

Numa mesa árabe sempre vão haver vários "mezze*" ou aperitivos como: hummus, tahini, baba ghanouj, tabuleh, então fique atentos que haverão mais receitas de "mezze" aqui.

 *Mezze, mezzeh ou mezza é uma palavra de origem persa que significa "gosto".


Vamos a receita!


INGREDIENTES

6 berinjelas médias (ou 3 berinjelas grandes regulares);
6 colheres de chá de tahina pura;
Meio limão;
2 colheres de sopa de azeite;
1 pitada de sal;  
Baguinhas de Romã, óleo de oliva e folha de hortelã para decorar (finalizar).

tahina

INSTRUÇÕES

1. Aqueça o forno a 400F ou use a sua churrasqueira para grelhar (se você estiver fazendo carnes grelhadas use o mesmo fogo); 
2. Lavar as berinjelas;
3. Com um garfo ou faca de ponta fure a berinjela em vário lugares para ela não explodir durante o processo.
4. Coloque as berinjelas no forno por cerca de uma hora ou numa grelha, não precisa bandeja porque ela deve ficar queimadinha como defumada;
5. Verifique as berinjelas após uma hora;
6. Se você pode perfurar com uma faca facilmente em todas as áreas da berinjela, e elas estão mais escuras, então elas já estão cozidas.

7. A pele deve facilmente sair das berinjelas (você pode tentar tirá-las sob água fria para facilitar o processo), não retire as sementes e se tiver uns pontos escuros não tem problema, apenas retire a pele nada mais.



8. Em uma tigela funda adicione as poupas das berinjelas cozidas e sem a pele, tahina, azeite, alho, sal a gosto e meio limão espremido
9. Misture tudo amassando com um garfo até ficar um creme, porém, não muito liso. Não use processador para misturar, pois retira a água da berinjela e o gosto modifica.
10. Depois desse creme pronto, você pode adicionar sementes de romã, óleo de oliva e um ramo de hortelão para enfeitar. Ela também adiciona um bom equilíbrio de sabores. 

Como vocês viram é bem simples e o sabor não tem nada igual!

por Criss Freitas para Sabor do Oriente

Postar um comentário

0 Comentários