Talbina do século XI (Mingau de Cevada) de Ibn Sina ou Avicena como é mais conhecido no ocidente.
Ibn Sina (persa: ابن سینا; 980 - junho de 1037 EC), comumente conhecido no Ocidente como Avicena (/ˌævɪˈsɛnə, ˌɑːvɪ-/), foi um polímata persa considerado um dos mais importantes médicos, astrônomos, filósofos e escritores da Era de Ouro Islâmica, e o pai da medicina moderna.
As fontes originais deste prato o descrevem mais como comida caseira - algo que raramente é registrado em livros de receitas medievais! Normalmente, os documentos contemporâneos descrevem pratos semelhantes ou coisas que combinam com a receita em questão. No entanto, Ibn Sina (Avicena), juntamente com vários outros escritores árabes contemporâneos, afirma explicitamente que este prato não é uma coisa do dia-a-dia, mas sim um que "alivia alguma tristeza e pesar"
"A talbina dá descanso ao coração do paciente e o torna ativo e alivia um pouco de sua tristeza e dor." [Saheeh al-Bukhari (5325)]
Então, se você está precisando de um pouco de alívio, faça essa receita que é super fácil e nutritiva.
Vamos à ela:
Ingredientes (para cerca de 3 porções)
- 6 colheres de sopa de cevada
- 1L de leite
- mel
- amêndoas laminadas, frutas secas, mirtilos, castanhas picadas, cereais... (guarnição) - a escolha é sua, opcional!
- sementes de cardamomo
Método
1 - Ferva o Leite e Molhe a Cevada
Para começar, precisamos preparar nossa cevada. Mergulhe cerca de 5 ou 6 colheres de sopa de grãos de cevada em uma tigela de água durante a noite, para ajudar a quebrá-los no processo de cozimento. Então, se você quer fazer isso hoje, deveria ter começado ontem. Ou pelo menos 4 horas antes. Drene-os antes de usá-los!
Em seguida, despeje cerca de um litro de leite em uma panela e leve ao fogo médio. Embora a receita original use leite não descrito, estou usando leite de vaca integral. Mas aqui também se pode usar leite de ovelha e cabra, ou mesmo de amêndoa! De qualquer forma, deixe tudo esquentar até quase borbulhar.
2 - Adicionar Cevada e Especiarias
Enquanto o leite borbulha, vá descascando algumas vagens de cardamomo - usando as próprias sementes no prato. Guarde essas sementes para mais tarde!
Quando o leite estiver fervendo, despeje a cevada embebida e escorrida, junto com as sementes de cardamomo.
3 - Sirva-se
Sirva em uma tigela de sua escolha, decore com algumas colheres de amêndoas fatiadas e coma enquanto ainda está quente! Adicione um pouco de mel, a gosto, se o prato não estiver do seu agrado!
O prato acabado é um prato deliciosamente macio, mas perfumado e doce! A cevada se decompôs levemente em uma pasta saborosa, e o sabor do cardamomo dá à talbina um maravilhoso toque floral a cada garfada.
Sahtein!
Cris Freitas
Retirado de "The World that was"
0 Comentários
Toda mensagem é lida antes de ser postada.