ESFIHA DE CARNE DE BAALBEK - RECEITA LIBANESA



Um pouco de história:


Baalbek (em árabe: بعلبك) é uma cidade no vale de Bekaa, no Líbano, altitude 1.170 m (3.850 pés), situada a leste do rio Litani. É famosa por suas ruínas de templo requintadamente detalhadas e ainda em escala monumental, do período romano, quando Baalbek, conhecido como Heliópolis, era um dos maiores santuários do Império. É o maior tesouro romano do Líbano, e pode ser contado entre as maravilhas do mundo antigo. Os maiores e mais nobres templos romanos já construídos, também estão entre os mais bem preservados.

Elevando-se acima da planície de Beqaa, suas proporções monumentais proclamavam o poder e a riqueza da Roma Imperial. Os deuses adorados aqui, a Tríade de Júpiter, Vênus e Mercúrio, foram enxertados nas divindades indígenas de Hadad, Atargatis e um jovem deus masculino da fertilidade. Influências locais também são vistas no planejamento e layout dos templos, que variam do design romano clássico. Baalbek é o lar do Festival Internacional anual de Baalbeck. A cidade está localizada a cerca de 85 km a nordeste de Beirute e a 75 km a norte de Damasco. Tem uma população de aproximadamente 72.000 pessoas. Heliópolis, a cidade do sol Quando Alexandre, o Grande, conquistou o Oriente próximo em 334 aC, Baalbek foi renomeado para Heliópolis, Helios grego para o sol e Polis grego para cidade. A cidade manteve sua função religiosa durante os tempos greco-romanos, quando o santuário do Heliopolita Júpiter-Baal era um local de peregrinação. O biógrafo de Trajan registra que o imperador consultou o oráculo lá. Trajano perguntou ao Heliopolítico Júpiter se ele voltaria vivo de suas guerras contra os partos. Em resposta, o deus apresentou-lhe um broto de videira cortado em pedaços.

Durante a primeira guerra mundial, os turcos de Ottman invadiram o Líbano e a Síria, ocuparam o país entre 1516 e 1916, queimaram cidades, fazendas e terras, e Fakha foi queimado várias vezes pelo Ottman.

Sfeeha costumava ser preparada pelos agricultores quando eles têm uma carne de cordeiro recém-cortada. Wles cortam finamente com suas grandes facas afiadas, acrescentam algumas cebolas e tomates picados do jardim e algumas especiarias para dar sabor. A mistura usada no recheio de uma massa preparada com antecedência e se transformou em bolos de carne chamados Sfeeha, como bolos planos com lados fechados pressionados para selar a massa e impedir que o suco acabe, também manterá a carne macia e saborosa. A esposa do fazendeiro assava os doces em um forno Tanour de madeira semelhante ao forno Tandoori. Essa é uma receita de família tradicional libanesa.

RECEITA DE ESFIHA DE BAALBEK


Massa:

5 xícaras de farinha de trigo (2 xícaras serão usadas para a massa base)
1 colher de chá de sal
1/4 xícara de azeite

Massa base:
4 colheres de chá de fermento instantâneo
2 colheres de sopa de açúcar
2 xícaras de água morna
2 copos de farinha
Adicione o fermento à água morna, com o açúcar e a farinha, usando uma colher de pau, e deixe crescer, dentro de dez minutos você terá um fermento úmido como base para a massa.


Massa
Adicione o restante da farinha e o sal, o azeite e misture bem para combinar uma massa lisa.
Cubra a massa com um filme plástico e deixe crescer e dobrar. Porque você usou uma base não demorará muito para a massa dobrar de tamanho. Perfure a massa e divida-a em pequenas bolas do tamanho de uma noz.



Ingredientes para o recheio:

1/2 kg de carne de cordeiro moída, carne moída ou uma mistura de ambos
1 kg de tomates firmes, picados finamente, sementes removidas
5 cebolas médias picadas
1 colher de chá de sal
Uma pitada de: pimenta caiena, canela em pó e pimenta da Jamaica moída
2 colheres de sopa de manteiga em cubos
2 colheres de sopa de iogurte
1 colher de sopa de pasta de gergelim (Tahineh)
1 colher de sopa de melaço de romã
4 colher de sopa de pinhões fritos (opcional)

voce pode fazer formatos redondos ou quadrado


Misture a carne com o tomate picado, cebola e especiarias.
Adicione iogurte, pasta de gergelim e romã. Adicione os pinhões fritos, se estiver usando.
Divida a massa em bolas de nozes.
Role entre as palmas das mãos para suavizar. Polvilhe a mesa com um pouco de farinha e estenda as bolas com um rolo para formar círculos de 8 cm de diâmetro.
Coloque 1 colher de sopa de mistura de carne no centro da massa.
Traga as bordas para cima e pressione para fazer um quadrado. Disponha as esfihas de carne em uma bandeja com papel manteiga. Asse em forno quente moderado (140 ° C) por 20 a 25 minutos ou até a massa dourar e a carne estar cozida. Sirva quente com iogurte como primeiro prato ou sirva quente como aperitivo.
PS: por razões de segurança, tente cozinhar a carne por alguns minutos apenas para mudar de cor e você não verá nenhum vermelho na carne. Deixe esfriar antes de misturar.

 
Fonte:
Site phoeniciangourmet em ingles.


Postar um comentário

0 Comentários