![]() |
Arbusto de sumagre |
Descrição
Os sumagres são arbustos dióicos e pequenas árvores da família Anacardiadeae que podem atingir uma altura de 1 a 10 m (3,3 a 32,8 pés). As folhas são geralmente pinnately compostas, embora algumas espécies tenham folhas simples ou trifoliadas. As flores têm panículas ou espigas densas, com 5 a 30 cm de comprimento, cada flor muito pequena, esverdeada, branca ou vermelha cremosa, com cinco pétalas. As frutas são drupas avermelhadas e de polpa fina, cobertas com vários níveis de pêlos na maturidade e formam cachos densos nas pontas dos galhos.
As folhas e cascas da maioria das espécies de sumagre contêm altos níveis de taninos e têm sido usadas na fabricação de couro por muitas culturas ao redor do mundo. O nome hebraico og ha-bursaka'im significa "sumagre do curtidor".
Os frutos secos de algumas espécies são moídos para produzir um tempero picante e carmesim popular em muitos países. As frutas também são usadas para fazer uma bebida tradicional de "limonada rosa", embebendo em água antes de forçar a remoção de pêlos que podem irritar a boca ou a garganta, às vezes adicionando adoçantes como mel ou açúcar. Embora seja amplamente e erroneamente declarado rico em vitamina C, a maioria das espécies de Rhus contém apenas pequenas quantidades e nenhuma deve ser considerada uma fonte alimentar desse nutriente - o sabor azedo é, em vez disso, fornecido por grandes quantidades de ácido málico. Em pesquisas comparativas, verificou-se que os frutos de Rhus coriaria contêm os mais altos níveis de ácido ascórbico em aproximadamente 39 mg / kg, o que exigiria que um adulto consumisse vários quilos diariamente para atingir a ingestão diária diária de vitamina C. Os sumagres também foram cultivados nos tempos mishnicos e, portanto, são contados com aqueles frutos aos quais a lei de pe'ah se aplicava ( Pe'ah 1: 5), mas em Israel, onde cresceu abundantemente, não era muito altamente valorizada e uma atitude branda foi adotada em relação a pe'ah (Dem. 1: 1).
Os sumagres se propagam tanto por sementes (espalhadas por pássaros e outros animais através de seus excrementos) quanto por novos rebentos dos rizomas, formando grandes colônias clonais.
Etimologia
A palavra 'sumac' traça sua etimologia do sumac francês antigo (século 13), do latim medieval sumach , do árabe summāq ( سماق ), do siríaco summāq ( ܣܡܘܩ ) - que significa "vermelho". No portguês sumagre.
Cultivo e usos
Espécies incluindo o sumagre perfumado (R. aromatica), o sumagre de folhas pequenas (R. microphylla), o sumagre skunkbush (R. trilobata), o sumagre liso e o sumagre staghorn são cultivadas para ornamentação, como os tipos selvagens ou como cultivares.
![]() |
tempero sumagre |
Aromas de especiarias e bebidas
Os frutos (drupas) de Rhus coriaria são moídos em pó roxo-avermelhado, usado como tempero na culinária do Oriente Médio, para adicionar um sabor azedo a saladas ou carne. Na culinária árabe, é usado como enfeite em pratos de meze, como hummus e tashi, e é adicionado a saladas no Levante, além de ser um dos principais ingredientes do prato palestino, o musakhan. Nas cozinhas afegã, armênia, de Bangladesh, indiana, iraniana, de Mizrahi e paquistanesa, o sumagre é adicionado ao arroz ou kebab. Nas cozinhas do Azerbaijão, da Ásia Central, da Jordânia e da Turquia, é adicionado a saladas, kebab e lahmajoun. Rhus coriaria é usado na mistura de especiarias za'atar.
Na América do Norte, o sumagre suave (R. glabra) e o sumagre staghorn (R. typhina) são às vezes usados para fazer uma bebida denominada "sumac-ade", "limonada indiana" ou "suco de rhus". Esta bebida é feita embebendo os drupes em água fria, esfregando-os para extrair a essência, coando o líquido através de um pano de algodão e adoçando-o. Os nativos americanos também usam as folhas e drupas dos sumagres suaves e crocantes combinados com o tabaco nas misturas tradicionais de fumo.
Agente de tintura e bronzeamento
As folhas de certos sumagres produzem tanino (principalmente do tipo pirogalol), uma substância usada no curtimento de vegetais. Fontes notáveis incluem as folhas de R. coriaria, galha chinesa em R. chinensis e madeira e raízes de R. pentaphylla. O couro curtido com sumagre é flexível, leve e de cor clara. Um tipo de couro feito com taninos de sumagre é o couro de marrocos.
A propriedade de tingir de sumagre precisava ser considerada quando era transportada como uma substância fina e farinosa em sacos, como uma carga leve que acompanha cargas pesadas, como mármore. O sumagre era especialmente perigoso para o mármore:
"Quando a poeira do sumagre se deposita no mármore branco, o resultado não é imediatamente aparente, mas se ele fica molhado, ou mesmo úmido, torna-se um poderoso corante púrpura, que penetra o mármore a uma profundidade extraordinária. "
Uso medicinal tradicional
O sumagre foi usado como tratamento para várias doenças diferentes na medicina medieval, principalmente nos países do Oriente Médio e do Sul da Ásia (onde o sumagre estava mais prontamente disponível do que na Europa). Um naufrágio do século 11 na costa de Rodes, escavado por arqueólogos na década de 1970, continha quantidades comerciais de drupas de sumagre. Estes poderiam ter sido destinados ao uso como remédio, como tempero culinário ou como corante.
Outros usos
Alguns apicultores utilizam galhos de sumagre seco como fonte de combustível para seus fumacês.
As hastes de sumagre também têm uma ponta macia no centro que é facilmente removida para torná-las úteis na fabricação de tubos tradicional dos nativos americanos. Eles eram comumente usados como hastes de tubos no norte dos Estados Unidos.
Toxicidade e controle
Algumas espécies anteriormente reconhecidas em Rhus, como hera venenosa (Toxicodendron radicans, syn. Rhus toxicodendron), carvalho venenoso (Toxicodendron diversilobum, syn. Rhus diversiloba) e sumagre venenoso (Toxicodendron vernix, syn. Rhus vernix), produzem o alérgeno urushiol e pode causar reações alérgicas graves. O sumagre venenoso pode ser identificado por suas drupas brancas, que são bem diferentes das drupas vermelhas das verdadeiras espécies de Rhus.
Cortar sumagre não é uma boa medida de controle, pois a madeira é elástica, resultando em tocos irregulares e pontiagudos quando cortados. A planta se recuperará rapidamente com um novo crescimento após o corte. As cabras são há muito consideradas um método eficiente e rápido de remoção, pois comem a casca, o que ajuda a evitar novos rebentos. O sumac se propaga por rizoma. Pequenos rebentos serão encontrados crescendo perto de uma árvore de sumagre mais madura, através de uma raiz rasa, a alguma distância da árvore primária. Assim, a poda de raízes é um meio de controle sem eliminar completamente as espécies.
10 BENEFÍCIOS DO SUMAGRE PARA A SAÚDE
1. É um poderoso antioxidante
Sumagre possui poderosos antioxidantes que combatem células ruins que danificam células saudáveis. De acordo com um estudo científico de 2004, os antioxidantes combatem células ruins responsáveis por doenças cardíacas, envelhecimento prematuro, distúrbios estomacais e muitos outros eventos adversos.
2. Combate infecções fúngicas
Como resultado de outra pesquisa científica, emergiu que o sumagre tem um efeito antifúngico eficaz. Sumac é capaz de combater o Aspergillus flavus (a célula prejudicial mais eficaz), especialmente um patógeno humano. Aspergillus flavus pode causar infecção pulmonar e falta de ar.
A quimioterapia é um tratamento contra o câncer que usa drogas para impedir o crescimento de células cancerígenas, matando as células ou impedindo-as de se dividir.
Esta infecção pode afetar muitos órgãos do corpo, incluindo pulmões, coração, rins e cérebro. Dor no peito, febre e dor nas articulações são os sintomas mais comuns de infecções por fungos.
3. Germes de Combate
Sumac é uma planta antimicrobiana, de acordo com um estudo realizado na Universidade Haccettepe, na Turquia, em 2010.
Diz-se que a planta de Sumac é usada como uma defesa séria contra o micronutriente, especialmente salmonela typhimurium.
Esta é uma arma muito eficaz contra germes quando usada como uma mistura de sumagre e óleo de tomilho.
4. É bom para o diabetes
Estudos mostraram que a planta sumac é eficaz no tratamento de diabetes e obesidade. Segundo os resultados do laboratório, o sumac, um antioxidante muito poderoso, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue.
5. É um diurético
O sumagre tem propriedades diuréticas. Portanto, foi observado que é uma erva que ajuda na remoção de substâncias tóxicas do corpo.
É utilizado para tratar a micção e inflamação dolorosa e ardente, resultando em inflamação da bexiga. No Oriente Médio, o suco de sumagre azedo é uma opção comumente usada para aliviar o desconforto estomacal.
6. Luta contra o câncer
Alguns estudos mostraram que a planta sumac possui propriedades anti-câncer. Se você é fumante, pode reduzir o risco de desenvolver câncer de pulmão usando uma combinação de quimioterapia e radioterapia.
Acredita-se que o câncer de mama protege as células saudáveis durante o tratamento. Como resultado, sumac tem sido considerado como um agente quimioterapêutico promissor para quimioterapia de câncer.
7. É benéfico para a saúde da mulher
O suco de sumagre, chá de sumagre e casca de sumagre é tradicionalmente usado para tratar doenças de mulheres. Sumac também é aplicado externamente no corrimento vaginal extremo. Além disso, o leite da mãe também aumenta. Ajuda a tratar distúrbios menstruais, cólicas, queimaduras menstruais e dor, agindo como estrogênio.
Benefícios de saúde do chá de Sumagre
![]() |
chá de Sumagre (crédito na foto) |
O chá de Sumagre é um chá saudável e facilmente preparado. O chá Sumagre, que tem sua própria cor vermelha bonita, pode ser preparado com chá gelado e frio.
Quando misturado com limonada, torna-se uma excelente fonte de vitamina C e aumenta a resistência do corpo.
0 Comentários
Toda mensagem é lida antes de ser postada.