Uma receita libanesa com certeza!
Diferenta da Fattah egípcia, essa receita é deliciosa e você nunca vai poder parar de comer. Um ótimo prato para o desjejum no Ramadan, ou a quaquer hora do dia!
Pinhões Pinoli
![]() |
Pinoli e a pinha do Pinus pinea |
Essas sementinhas douradas em cima para decorar o prato são chamados pinhões Pinoli em Português ou em árabe "snoubar". O pinoli (do italiano pinolo, pl. pinoli) ou, em Portugal, simplesmente pinhões, são pinhões de Pinus pinea, árvore nativa da franja mediterrânea. Esses pequenos pinhões de formato ovalado, textura macia e coloração amanteigada são usados na culinária, especialmente do Oriente Médio, por exemplo para o recheio de quibes, e na Itália, notadamente no preparo do pesto genovês. Seu sabor assemelha-se ao da amêndoa. São comidos como aperitivo em Portugal e Espanha, onde também são utilizados na culinária, particularmente na doçaria. No Brasil, seu uso é difundido em áreas de colonização libanesa ou italiana. Entre os libaneses, são chamados snoubar.
Fatteh
Este prato é chamado Fatteh libanês, é o principal prato do café-da-manhã. Ele pode feito uma série de maneiras que incluem o uso de frango, arroz, carne moída ou vegetariano retirando a carne. É conhecido por conter todas as vitaminas essenciais necessárias para iniciar o dia. Este prato remonta à antiga história libanesa e é amplamente conhecido em todo o Oriente Médio.
Ele é montado em camadas, então faça seguindo os passos, é bem fácil!Ingredientes
5 xícaras de pita frito em pedaçinhos (crocantes)
1 lata de grão-de-bico
250 gr de carne moída (opcional)
1/3 xícara de pinhões fritos para decorar
5 xícaras de iogurte sem sabor
3 colheres de sopa de tahini (pasta de sésamo)
2 purê de dentes de alho
Sal
Cominho
Canela
Óleo para fritar
Preparo
Primeiro de tudo corte os pães pita em pequenos quadrados, eu uso uma tesoura de cozinha, seu tamanho deve ser de cerca de 3 centímetros em todos os lados. Você pode cortá-los à mão se é mais fácil. Frite-os com óleo de oliva por alguns minutos até dourar. Remova e coloque sobre papel absorvente para retirar o excesso de óleo.
Você pode tostar os pinhões para ser reservado também. Coloque cerca de 1 colher de sopa de óleo de canola, e secá-los até dourar. Reserve para uso posterior.
Ferva um pouco os grão-de-bico para aquecer (se forem de lata, ou você pode cozinhá-lo). Eu costumo fazer isso por 1-2 minutos apenas. Remova e drene-os. Despeje-os em um prato e misture-os delicadamente cominho, quanto mais melhor! - Reserve.
Misture o iogurte com o tahini, alho, pitada de sal, e reserve também.
Agora vamos fritar a carne. Basta colocar cerca de 1-2 colher de sopa de óleo e adicione sal, e se você quiser outras especiarias como pimenta, cominho, o que quiser. Refogue até estar cozido, mas não faça molho. Reserve também.
Montagem do Prato:
Em um pirex ou prato fundo1 camada: coloque uniformemente o pão pita,2 camada: coloque os grãos de bico,3 camada: adicione uniformemente todo o molho de iogurte, polvilhe também igualmente canela (isso dá gosto incrível),4 camada (opcional): adicione toda a carne ao redor do prato,Finalmente polvilhe pinhões e nozes da sua preferência para decorar.
Variação:
Você pode fazer uma camada de carne moída frita no meio.
Sirva quente!
1 Comentários
MINHA MÃE FAZIA FATTEH COM ARROZ TAMBÉM,E COLOCAVA TODOS ESSES INGREDIENTES TAMBÉM.MUITO BOM!DELICIOSO!
ResponderExcluir!
Toda mensagem é lida antes de ser postada.